sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Dicas para fazer o melhor café

Cada um prepara o café da sua maneira, e aqui você vai saber tudinho de como deixar o seu café ainda mais gostosooooo! <3 span="">
  1. Tudo começa no mercado, na hora da compra. Existem 3 qualidades de café –  tradicional, superior e gourmet. Os mais vendidos são os tradicionais – que não passam de café de qualidade muito inferior, carbonizados para esconder os defeitos no sabor. Sim, aquele café que você acha delicioso é uma caca. Vai lá dar uma cheirada no pó e volte aqui para me dizer se não tem cheiro de coisa queimada. Eu espero…          … Agora, experimente provar um café superior ou gourmet: a diferença começa na cor, que é mais castanha; e no aroma, menos cheiro de queimado, mais cheiro de café, complexo. Aqui você encontra uma lista com a qualidade dos cafés que existem no mercado. Eu utilizei um café de qualidade especial, o diiirce, preparado especialmente ao meu gosto, na blend station do Octávio Café. É um café de mais qualidade que o gourmet, e por isso deve ser preparado com todo o carinho.
  2. Outro aspecto importante, mas que nem sempre dá para fazermos, é moer o café na hora do preparo. Uma moagem de fina para média é ideal para a utilização em coador. Mas como nem sempre temos tempo para esse luxo, fique atento à data de fabricação do café: quanto mais novo, melhor.
  3. Seu café deve ser mantido na embalagem original para preservar o sabor e o aroma, dentro de um pote hermético não transparente, num local seco e arejado. Ainda que muitos fabricantes recomendem, os baristas garantem que a geladeira não é o melhor lugar de armazenamento.
  4. A água para o café deve ser mineral ou filtrada, e nunca deve ser fervida. Assim que aparecerem as primeiras bolhas, a temperatura está ideal.
  5. O recipiente onde o café será armazenado e servido deverá estar aquecido. Assim, escalde sua garrafa térmica e sua xícara antes de preparar a bebida.
  6. O filtro, de pano ou papel, também deve ser previamente escaldado para que nenhum sabor interfira no processo. E pelo mesmo motivo, o coador, a garrafa térmica e o filtro de pano devem ser lavados apenas com água, nunca com detergente.
  7. medida ideal é de 2 a 3 colheres de café a cada 500ml de água.
  8. A água deve ser despejada em fio sobre o pó, de duas maneiras: se você prefere um café mais leve, despeje mais rápido. Para um café mais encorpado e forte, a água deve cair lentamente. A água deve molhar todo o pó e, após 6 minutos, a bebida que sair do coador deve ser descartada, pois já possui muitas impurezas que vão deixar seu café muito amargo. E nada de mexer com a colher ou ferver o pó na água.
  9. A bebida deve ser consumida imediatamente ou no máximo em uma hora. Nunca deve ser requentada, e o pó nunca pode ser reutilizado.
  10. Um bom café deve ser apreciado puro, nunca com açúcar. (Yeaaaah, não me venha com café adoçado que eu dou piti!) E, dependendo da torrefação, ele vai ficar com uma cor mais clara, que a gente errôneamente chamaria de chafé. Mas o sabor é mais intenso e rico do que aquele café escuro que tomamos por aí.
Agora você está preparado para fazer o melhor café do mundooo!

fonte: diiirce

Nenhum comentário:

Postar um comentário